Como atrair mais clientes com o visual merchandising e materiais visuais?

Você faz compras em um hipermercado e aproveita para descansar em um jogo de mesas e cadeiras de jardim que encontra montado. Após a pausa, você percebe que, além de bonito, o móvel ficaria bem no seu espaço gourmet. Assim é o visual merchandising, com estratégias criativas para realçar produtos e otimizar fases do funil — como atrair mais clientes.

A vantagem desse recurso é que ele pode ser usado além das lojas físicas e tem excelentes resultados com empresas de todos os portes. Você já percebeu o impacto de uma marca bem posicionada quando você está em um evento, por exemplo? Acompanhe este artigo e aproveite estratégias eficazes para colocar o visual merchandising em prática. Boa leitura!

Descubra quem é o seu cliente ideal

O visual merchandising não é como uma montagem de vitrine, em que o maior objetivo é destacar itens da loja. A ideia é envolver a sua audiência e criar uma história com ela. Para isso, é essencial que você conheça quem é a sua persona, adaptando suas estratégias a ela. Use o marketing de experiência e otimize ainda mais essa relação.

Crie um tema para envolver seu público

É muito mais agradável fazer uma abordagem sutil, contextualizando as pessoas. Assim como as campanhas de marketing, você pode criar temas como forma de atrair mais clientes. Está chegando as férias de verão? Então lazer e elementos que envolvam água parecem propícios. Use storytelling com narrativas que encantem seus prospects, fazendo-os entrar no enredo e se sentirem parte dessa história.

Acompanhe as tendências e novidades dessa área

Vamos supor que você está produzindo um evento médico e, por ser uma área ainda conservadora, quer sair da monotonia sem correr o risco de um grande impacto como em Patch Adams. Então, aproveite as suas experiências para se inspirar. Observe também a concorrência e analise os depoimentos dos seus clientes e fãs.

Esses dados são as informações certas para aproveitar o que há de novo, garantindo o sucesso das suas ações. Está sem ideias inovadoras e criativas? Talvez seja hora de fazer uma pesquisa em inglês, assim você encontra muito mais referências e a tendência é que a diversidade também seja maior.

Pense em como atrair mais clientes usando as cores

Como já falamos aqui, o visual merchandising está focado em proporcionar uma excelente experiência do usuário. Então, detalhes como a temperatura ambiente, sonorização e até mesmo o aroma são importantes para deixar o seu público mais à vontade. Estude a psicologia das cores e invista nos elementos visuais, que têm alto impacto na escolha do consumidor.

Lembre da regra de que menos é mais

Está certo que as inovações tecnológicas em eventos ou até mesmo na loja podem ser uma forma de atrair mais clientes. Entretanto, o produto final deve ser simples. Não estamos falando que você não deve trabalhar os diversos fatores que influenciam as sensações do público, mas sim que organização e leveza destacam ainda mais o seu trabalho.

Viu como atrair mais clientes usando o visual merchandising? Seja na montagem de ambientes no seu ponto de vendas ou em ações específicas ou grandes eventos, é importante entender para quem você está criando a experiência e de que forma você gera sentimentos positivos. Defina quais produtos você quer destacar e mantenha uma apresentação criativa, organizada e limpa!

Se você gostou das vantagens que o visual merchandising pode oferecer para a sua empresa, talvez esteja na hora de conhecer as melhores possibilidades para a sua marca se destacar. Entre em contato com a gente e confira as soluções criativas e novidades do mercado!

Anúncios

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s