Marketing de experiência: ofereça relevância no contato com a sua marca

Já percebeu como mudou o relacionamento entre marcas e pessoas? Ao longo dos anos, a interação entre elas se tornou mais rápida e direta. Além disso, impactou nas decisões de compra dos consumidores. Isso se deve às experiências geradas a partir de estratégias que podem ser planejadas pelo marketing de experiência.

Experiências influenciam as opiniões das pessoas e, em tempos de internet e redes sociais, elas podem contar pontos a favor ou contra as marcas. Na hora de comprar um produto, muitas pessoas pedem indicações de amigos, familiares e conhecidos, bem como considera as opiniões de pessoas que já têm o item desejado.

Por isso, é importante oferecer relevância no contato da sua marca com o público. Continue a leitura e saiba como fazer isso por meio do marketing de experiência.

O que é marketing de experiência?

Também conhecido como marketing sensorial, trata-se de uma estratégia que trabalha a relevância de uma marca ou negócio para seus clientes. Isso acontece por meio da percepção que é gerada no processo de compra, bem como as interações e experiências criadas durante o relacionamento com a empresa.

É dessa forma que marcas conquistam clientes, transformando-os em verdadeiros fãs. Para tal, é necessário tocar o lado emocional deles. Durante o processo de compra, estímulos são criados para gerarem respostas emocionais, que por sua vez, ficam associadas à experiência de compra.

Como os clientes percebem e reagem às experiências?

Digamos que você precise comprar frutas no supermercado e um smartphone novo para sua mãe. Sim, são coisas completamente diferentes, e é muito provável que sejam diferentes as experiências geradas em cada uma das interações. Elas podem ser positivas ou negativas, e tudo depende do que aconteceu.

Contribuem ainda para suas experiências aspectos como os sentidos. O supermercado, por exemplo, pode ter um cheiro agradável e que incentiva a compra de produtos frescos. O sentimento é outro aspecto, pois a atenção do vendedor da loja com o aparelho da sua mãe também pode ter sido marcante.

O modo como as pessoas enxergam as marcas é outro fator que influencia as experiências. Quando uma marca é inclusiva e quebra paradigmas, ela passa a ser percebida de outro modo. No entanto, essa precisa ser uma iniciativa genuína da companhia, não apenas ser realizada com o objetivo de se destacar.

Determinados posicionamentos, como o compartilhamento de valores, ajudam a criar identificação entre marca e público. E, por fim, as ações promocionais, on-line e de guerrilha contribuem para a percepção e reação dos clientes de maneira mais direta. É assim que as experiências são criadas.

De que maneira posso elaborar uma estratégia assim?

As pessoas gostam de viver experiências inovadoras. Quando são surpreendidas positivamente, acabam impactadas de tal forma que a imagem da marca é construída de maneira sólida, gerando engajamento e fidelidade. Sendo assim, comece repensando o modo como sua empresa aborda o público.

Observe os seus pontos de venda, inclusive os canais on-line. Aliás, atualmente, os clientes não enxergam diferenças entre as lojas físicas e virtuais. Eles desejam ter o mesmo nível de qualidade no atendimento, na rapidez, na oferta de produtos e, principalmente, no preço!

Unir os canais sob uma estratégia omnichannel é um dos caminhos adotados para melhorar a experiência dos clientes. Aproveite para buscar novas soluções para problemas antigos e convoque todos os funcionários para que, juntos, trabalhem focados nos objetivos da companhia.

Vale lembrar que o marketing de experiência começa de dentro para fora. Todos os membros da sua equipe devem priorizar o bem-estar do cliente e, para isso, não é necessariamente obrigatório o aumento das despesas. Trabalhe para encontrar soluções criativas e inovadoras e impacte positivamente o seu maior bem: o público.

​Assunto interessante, não é mesmo? Confira aqui outro artigo que mostra os benefícios dos investimentos feitos em criatividade e inovação.

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