Como a psicologia das cores no marketing influenciam o consumo?

Assim como o branding, outras estratégias de marketing também estão focadas na experiência percebida pelo usuário. Afinal, o consumidor hoje busca por personalização, vivências únicas e produtos customizados. Adotar a psicologia das cores no marketing pode ser fundamental para otimizar a relação da audiência com a marca, melhorar a identificação e gerar sensações.

Todo contato da empresa com o público é uma oportunidade de negócio. Por isso, seja na divulgação, site, loja ou produto, é preciso trabalhar as informações a serem transmitidas. E as cores falam! Usá-las nas suas campanhas pode trazer muitos benefícios. A seguir vamos falar melhor sobre impacto das cores, como elas geram emoções e o significado de algumas delas. Acompanhe!

Entenda o impacto das cores no consumo

O estudo das cores para a comunicação vem do neuromarketing, uma junção entre neurociência e marketing. O objetivo desse conhecimento é estimular o público a ter certa ação e atribuir determinadas qualidades ao produto, serviço ou marca da empresa.

Pode parecer conversa para designers, mas afeta diretamente a escolha na compra do seu cliente. A cor é um fator de peso no estágio da decisão: 93% dos consumidores acreditam que a aparência visual do produto é essencial para a escolha, e 85% são altamente impactados pela cor do produto. Logo, vale a pena considerar essa possibilidade na construção da identidade visualda sua empresa.

Use a psicologia das cores no marketing para criar emoções

Se esse estudo já era muito importante para mídias offline, no marketing digital é fundamental. No ambiente virtual acontecem muito mais compras por impulso e a audiência está em contato frequente com influenciadores. Além disso, são muitos estímulos visuais, e adotar a cor adequada ajuda a criar uma conexão maior.

Imagine que você precisa agregar valor à sua marca, passando confiança. Nesse caso, a escolha ideal seria de cores como azul, verde e branco. Porém, a mesma empresa deseja fazer uma campanha, na qual mostrará para o público que apesar da alta credibilidade, tem um preço acessível. Desse modo, as cores laranja, marrom e amarelo seriam mais interessantes.

Conheça as principais cores e o que despertam

Depois de explicarmos como a aplicação das cores na sua marca, identidade visual e campanhas interferem no consumo, mostraremos como seu uso gera emoção e transmite características ao produto e à empresa. Confira os sentimentos e qualidades que algumas cores e combinações agregam à sua comunicação:

  • amarelo: remete à felicidade, otimismo, energia e movimento;
  • azul: transmite segurança, confiança e força;
  • vermelho: intensidade, esse tom transmite coragem, impulso e também é associado à fome;
  • laranja: chama a atenção, passa um senso de urgência e, ao mesmo tempo, de alegria e confiança;
  • roxo: muito usada na área da estética por transmitir nobreza, exclusividade e poder. Desperta também o sentimento de sabedoria e criatividade;
  • verde: cor da vitalidade, saúde e tranquilidade. Estimula a esperança e a estabilidade.

Combinações

  • azul, verde e branco: confiança;
  • preto, verde e azul: segurança;
  • amarelo, branco e vermelho: velocidade;
  • amarelo, marrom e laranja: economia (barato);
  • vermelho, cinza e preto: poder (medo).

Viu como a psicologia das cores no marketing pode otimizar os resultados da sua empresa? Use acriatividade para estimular o seu público-alvo e transmita as qualidades que seu negócio deseja inspirar.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais alguém a encontrar o tom que pretende inspirar!

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