De que forma uma agência pode otimizar o seu mix de marketing?

O mix de marketing ou os 4Ps são pilares básicos do marketing. Essa estratégia envolve um conjunto de ações e ferramentas utilizadas para alcançar os objetivos de uma empresa. As variáveis são: produto, preço, praça e promoção.

O termo é um dos conceitos mais famosos da publicidade e mesmo sendo uma definição que nasceu no offline, os 4Ps tem grande importância no meio digital. A seguir confira o que é o mix de marketing e como uma agência pode otimizar essas estratégias.

Quais fatores compõem o mix de marketing?

O mix de marketing é uma metodologia que busca definir estratégias e ações para um negócio. A ferramenta envolve variáveis que devem ser controladas e utilizadas para influenciar o consumidor perante a sua marca. Veja as características de cada um:

Produto

Verifica-se qual produto ou serviço a sua empresa tem a oferecer para sua persona, compreendendo para que ele serve, como o cliente será atendido por ele, quais os pontos fracos e os diferenciais. Na prática, é feita uma análise no design e embalagem do produto, política de garantia, durabilidade, força da marca e concorrência.

Preço

O preço refere-se ao valor que o produto tem e quanto o seu cliente está disposto a pagar por ele. Essa variável precisa cobrir os custos de produção, estar dentro da média do mercado e gerar lucro. A forma como o cliente vê o preço de um produto também está ligado à promoção, que falaremos a seguir.

Praça

Essa variável também é denominada de ponto de venda ou canal de distribuição. Ela se refere ao local em que a empresa coloca os seus produtos à venda.

Antes, praça estava relacionada apenas a ambientes físicos, porém, com a internet os pontos de vendas foram ampliados. Por isso, ela leva considera não apenas o local onde a compra será concretizada, mas também a logística e armazenamento do produto.

Promoção

O último P de marketing envolve todas as ações relacionadas a forma de promover e divulgar o produto ou serviço. Por meio dela é possível mostrar os diferencias da marca, bem como criar um valor ao produto, podendo cobrar mais caro por ele.

Essa variável busca analisar quais os melhores canais de inserção, concorrência e o melhor momento para aplicar descontos e promoções.

Quais tarefas uma agência pode otimizar?

Muitas empresas já têm os 4Ps do marketing organizados e acreditam que isso basta para o sucesso das ações. Porém, uma agência que tem experiência e um olhar externo pode auxiliar e identificar pontos de otimização. Conheça alguns deles:

Realizar pesquisas e analisar dados

Para lançar um novo produto ou realizar um reposicionamento de marca é necessário uma pesquisa prévia com o público-alvo para verificar as possibilidades de sucesso das ações. Uma agência tem a expertise e conhecimento para aplicá-la e, posteriormente, analisar os dados dessas estratégias.

Isso diminui o tempo gasto pela empresa para na produção e análise desses dados, assim como garante que a pesquisa foi realizada da melhor forma, sem vícios internos ou olhares pouco apurados.

Criar campanhas e lançar produtos

Lançar novos produtos e criar campanhas especiais requerem um esforço extra por parte do setor de marketing. Primeiro, o setor deverá realizar uma pesquisa de mercado e analisar os dados.

Com a análise pronta, é preciso pensar minuciosamente em cada detalhe mediante os hábitos da persona do negócio. Por exemplo: como o produto será lançando? Qual a verba disponível para essa ação? Quais os canais de divulgação serão utilizados?

Como essas ações fazem parte da rotina de uma agência, os profissionais terão mais facilidade e rapidez em organizar todos esses pontos.

Fazer uma releitura eficiente dos 4Ps

Uma agência consegue enxergar dentro dos processos, analisando quais precisam de ajustes e qual a melhor forma de realizá-los. Além de trabalhar e organizar os 4Ps, também é possível inserir novos processos como os 8Ps, que têm sido utilizados no marketing digital.

O mix de marketing é, definitivamente, uma ferramenta importante para os negócios. Organizar esses processos é preponderante para o sucesso e manutenção do ciclo de vendas.

Por isso, contar com a ajuda de uma agência especializada pode ser o diferencial para sua empresa. Se você quer alavancar o seu negócio, entre em contato conosco!

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