Estratégias de marketing no audiovisual: veja como aplicá-las

É inegável o crescimento do consumo de vídeo nos últimos anos. Quando o YouTube foi lançado em 2005, seus criadores não imaginaram o alcance que a plataforma teria no mundo todo e como isso mudaria a forma de os usuários consumirem conteúdo. Com o crescimento do audiovisual, esse tipo de conteúdo se tornou um grande aliado para as estratégias de marketing digital!

Confira neste post qual a importância do audiovisual nas suas estratégias e como aplicá-las ao seu negócio!

Como o audiovisual pode ajudar as minhas estratégias de marketing

Uma pesquisa realizada pela Cisco mostrou que, devido ao aumento da qualidade dos vídeos disponíveis e de pessoas conectadas no mundo todo, a previsão é que 82% do tráfego da internet será gerado por meio de vídeos em 2020.

Essa forma de gerar conteúdo vem sendo disseminada, pois os vídeos são didáticos e atrativos, facilitando a compreensão do conteúdo para qualquer tipo de público. Além disso, eles aumentam o tempo do usuário em uma página, o que é importante para as regras de SEO.

4 dicas para melhorar suas estratégias de marketing

1. Conhecer diferentes formatos no audiovisual

A tecnologia se desenvolve a cada dia e, por vezes, ficamos perdidos em meio a tantas opções. Antes de pensar em investir muito dinheiro em equipamentos, pesquise e avalie as suas necessidades. É possível produzir conteúdo de qualidade com celulares, com uma boa iluminação e com um microfone.

Claro, há circunstâncias em que o conteúdo exige uma animação, gravação externa, recursos de vídeos 360° ou drones. Nesse caso, caberá planejar e analisar as possibilidades de usar esses recursos.

Além de conhecer os formatos disponíveis, é preciso conhecer o seu público-alvo. Essa análise é importante, pois você detectará qual conteúdo o usuário está mais propenso a receber e qual a melhor forma de produzi-lo. Isso mostrará qual linguagem deve ser usada, qual tempo de vídeo e redes sociais a serem trabalhadas.

2. Promover as histórias dos consumidores

Ninguém estará mais apto a falar sobre o seu produto do que o consumidor. Os vídeos institucionais são importantes para o branding, mas a credibilidade de um vídeo contando uma história real do seu consumidor é muito maior.

Essa é uma forma de se aproximar do seu público de forma humanizada e emocional, mostrando como a sua empresa faz parte disso. A produção desse tipo de conteúdo é eficiente para leads que já estão no fundo do funil e que precisam de poucas ações para escolherem o seu produto.

3. Produzir conteúdos sobre o tema em que a sua empresa é autoridade

Atualmente, os usuários pesquisam todos os detalhes dos produtos e serviços na internet antes de concluírem suas compras. Como usar o produto, quais as vantagens dele em relação aos demais e quais são os comentários de quem já o adquiriu são algumas das pesquisas feitas pelos potenciais clientes.

Crie conteúdos sobre aquilo em que sua empresa é autoridade. Antes de vender seus produtos, você deve ser uma fonte de informação para seus consumidores. Se a sua empresa já tiver um bom conteúdo que auxilie seus usuários, eles se sentirão confiantes para efetuar a compra. Se o conteúdo for em forma de vídeo, melhor ainda para a compreensão do público.

4. Ser criativo e inovador

A palavra de ordem da internet é inovação! Assim como você, seus concorrentes também estão investindo em estratégias de marketing para engajar os consumidores. Busque fazer algo que ninguém tenha feito ou tente inovar a forma como os produtos do seu segmento sempre foram vendidos. Sobretudo, pense fora da caixa e teste suas ideias!

Agora que você já percebeu a importância do audiovisual nas estratégias de marketing, que tal ler mais sobre criatividade e inovação?

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