A arte do rabisco

michael-harman

Os doodles podem ajudar as pessoas a manter o foco em atividades cotidianas, como em aulas, ligações telefônicas, palestras. Eles aqueles famosos riscos e rabiscos que fazemos no canto da folha, podem ser apenas formas  geométricas ou até ter formas de personagens, pessoas, animais. Um amontoado de ideias.

Captura de Tela 2014-10-27 às 17.34.15

Estudos realizados apontam que esses desenhos podem, e muitas vezes, ajudam você a se recordar de coisas que foram escutadas, aprendidas ou apenas vividas. Um exemplo é o Professor Jesse Prinz, que rabisca rostos de pessoas enquanto assiste a palestras ou conferências. Ele diz que quando volta a ver os desenhos, é capaz de reconstruir o que foi escutado durante as palestras. “É como um viajante que esquece coisas sobre a viagem mas quando olha as fotos ou cartões postais, as memórias que ele não recordava vem a tona”.

A estudante de medicina, Michiko Maruyama também é adepta aos doodles. Durante as aulas ela costuma anotar palavras chaves e no momento que estuda a matéria dada desenha imagens relacionadas as matérias.

“Alguns pesquisadores suspeitam que rabiscar pode ajudar o cérebro a permanecer ativo, envolvendo suas “redes padrões”. Pessoas que foram incentivadas a rabiscar enquanto ouvem a leitura de uma lista de nomes foram capazes de lembrar 29% a mais do que em um teste surpresa, realizado mais tarde, de acordo com um estudo de 2009 em Applied Cognitive Psychology”.

Captura de Tela 2014-10-27 às 17.33.41
Os doodles de Michiko Maruyama, estudante de medicina.

Porém algumas pesquisas afirmam que os doodles tem um efeito negativo em relação a algumas atividades, principalmente ás ligadas a visão, como tentar lembrar de um determinado grupo de imagens.

Com seus lados positivos ou negativos, quase todo mundo já deu fez um doodle em algum momento da vida, e vamos combinar, que tem desenhos incríveis. Usado propositadamente ou não, os doodles são capazes de liberar ideias presas e até sentimentos, nunca compartilhados, de maneira criativa e inusitada.

Você pode achar muitos desenhos como estes, digitando apenas “doodle” no Google. Você se surpreenderá.

 Vanessa Garciavan:  Estudante de Computação Gráfica. Curte ficar com a família e com os amigos. Gosta de ver um céu estrelado e a paz de observar uma bela paisagem. Observadora, não fala muito mas dizem que sempre dá bons conselhos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s